A oferta de vacinas será ampliada em Barbacena, no Campo das Vertentes, a partir de 2017. Serão oferecidas as vacinas contra o HPV e a meningite C. As doses estarão disponíveis na Unidade Central de Vacinação e nas Unidades Básicas de Saúde. Trata-se de uma atualização do Programa Nacional de Imunização (PNI). Antes indicadas apenas para meninas de nove a 13 anos, a vacina contra o HPV será estendida aos meninos de 12 e 13 anos. A faixa etária será gradualmente ampliada até 2020. Além disso, meninas que chegaram aos 14 anos sem tomar a vacina ou não completaram as duas doses também foram inseridas.
De acordo com a Prefeitura, a vacinação também será ampliada para homens que vivem com HIV entre nove e 26 anos. Antes, só as mulheres com HIV desta faixa etária podiam se vacinar gratuitamente. O esquema vacinal consiste em duas doses (três para quem vive com HIV), com intervalo de seis meses. A Prefeitura informou que o objetivo é proteger os meninos contra câncer de pênis, garganta, ânus, verrugas genitais e demais problemas relacionados ao vírus, além de contribuir para a diminuição do câncer de colo do útero e vulva das mulheres.
O Ministério da Saúde anunciou ainda a inclusão da vacina contra meningite C para meninos e meninas de 12 a 13 anos a partir de 2017. Até 2020, a vacina deverá estar disponível a crianças de nove a 13 anos. Atualmente a imunização é oferecida apenas a crianças de três, cinco e 12 meses