l.O dia de Nossa Senhora de Fátima é celebrado por fiéis católicos nesta segunda-feira, dia 13 de maio. A crença fala sobre a aparição de Nossa Senhora, na cidade de Fátima, em Portugal, em 1917. Três crianças – Lucia, Francisco e Jacinta – tiveram a visão da imaculada, que apareceu por sete vezes todo dia 13, a começar por maio.
Naquele ano, o mundo vivia o terror da Primeira Guerra Mundial e Papa Bento XV pediu para que os católicos se unissem em oração para que Nossa Senhora intercedesse na guerra e trouxesse a paz mundial. Um dos pedidos da Virgem Maria foi que as crianças rezassem o terço todos os dias.
Mesmo com os relatos das crianças, a população não acreditava nas aparições. Até que no terceiro mês, Nossa Senhora de Fátima prometeu fazer um milagre. Em 13 de outubro, data da última aparição, cerca de 40 mil pessoas teriam testemunhado algo fenomenal: o sol surgindo como uma bola de fogo que girava sobre si mesmo e movia-se em ziguezague. Pessoas também teriam se curado milagrosamente naquele dia.
Foi também naquele dia que Nossa Senhora de Fátima revelou ser Nossa Senhora do Rosário e pediu que fosse construída uma capela em sua homenagem.
Em 1918, após o fim das aparições, os irmãos Francisco e Jacinta morreram de gripe espanhola. Lúcia, que era prima deles, tornou-se freira. Na década de 1940, irmã Lúcia entregou quatro livros de memórias ao Vaticano em que relatou, além das aparições, as supostas profecias de Nossa Senhora de Fátima.
Fonte: Metro Jornal
Imagem ilustrativa