O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulgou hoje (07/05) a distribuição de médicos, enfermeiros, leitos de UTIs (unidades de terapia intensiva) e respiradores por unidades da federação e regiões do Brasil que são referência no atendimento de saúde de baixa e média complexidade. As informações foram geradas com a colaboração da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e estão disponíveis para consulta em mapas interativos do hotsite covid19.ibge.gov.br.
O levantamento tem como base o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde 2019 (DataSUS) e as Informações de Deslocamento para Serviços de Saúde, da pesquisa Regiões de Influência das Cidades 2018, cujos dados foram antecipados pelo IBGE. Também foram cruzadas informações do Censo Demográfico 2010 com a pesquisa Arranjos Populacionais e Concentrações Urbanas do Brasil 2015.
Os dados mostram que das 51 cidades que compõe a Macrorregião Centro-Sul, que abrange Barbacena, apenas cinco possuem leitos de UTI’s, sendo elas Alfredo Vasconcelos com 5, Barbacena com 40, Conselheiro Lafaiete com 10, Ouro Branco com 8 e São João del-Rei com 20, totalizando 83 leitos. Vale ressaltar que os leitos COVID, criados em Barbacena no último mês de abril, não entram nesta contagem. Dos 83 leitos de UTI levantados pelos dados do IBGE, 69 são disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Os números mostram também a relação de respiradores que a macrorregião possui, no total são 193 distribuídos em apenas 19 cidades, a maioria não registra nenhum dos aparelhos, de acordo com a pesquisa do IBGE. Barbacena (97), São João del-Rei (36), Conselheiro Lafaiete (25) e Congonhas (9), são as cidades que possuem maior número de respiradores.
A pesquisa também aponta dados alarmantes, 13 das cidades da macrorregião tem de zero a dois médicos atuando no município. Como é o caso de Santa Bárbara do Tugúrio, que segundo o censo do IBGE, não possui médico algum para atender aos seus 4.430 habitantes. No total, as 51 cidades contam com 1524 médicos, sendo que as cidades com os melhores índices são Barbacena, com um médico para cada 241 habitantes, Congonhas com um médico para cada 351 habitantes e Carandaí, com um médico para cada 381 habitantes.
Barbacena concentra o maior número de enfermeiros na macrorregião, ao todo são 279 profissionais, Conselheiro Lafaiete (130) e São João del-Rei (104) vem logo em seguida. Queluzito, Ibituruna e Casa Grande possuem apenas um enfermeiro cada.
Com 83 leitos de UTI’s, 193 respiradores, 1524 médicos e 904 enfermeiros, e uma população aproximada de 790 mil pessoas, a Macrorregião Centro-Sul de Minas registrava hoje (07/05), de acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG), 2446 casos suspeitos, 47 confirmados e 2 óbitos por COVID-19, a doença causada pelo novo Coronavírus.
Fonte de Dados: IBGE / SES-MG/Folha de Barbacena