Offline
Eleições para diretores da rede estadual de ensino acontecem nesta segunda
17/06/2019 12:41 em Notícia

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais iniciou o processo de escolha dos novos diretores e vice-diretores das escolas estaduais. A eleição está marcada para esta segunda-feira, dia 17 de junho. Em todo Estado serão escolhidos 3.443 gestores escolares. Em Barbacena, o pleito acontece 10 escolas estaduais. Nas outras escolas a eleição foi feita pelo próprio Colegiado que integra funcionários da rede estadual de ensino e representantes de famílias de alunos.

 

Segundo o superintendente de Recursos Humanos da Secretaria de Educação, Paulo Henrique Rodrigues, “todas as chapas tinham que desenvolver um plano de gestão que será apresentado e escolhido pela comunidade. É importante que ele tenha coerência e foco na aprendizagem dos alunos, na gestão democrática e transparente. O plano deve ser desenvolvido ao longo do período de três anos”.

 

Todos os diretores e seus vice-diretores assinam um termo em que se comprometem a executar o planejamento proposto. “Uma inovação desse processo é que ao assinar o termo de compromisso, os diretores e vices assumem uma série de responsabilidades que abrangem os vários aspectos da gestão escolar: pedagógico, administrativos/ financeiros e da gestão de pessoal. O cumprimento desses compromissos é um caminho para uma gestão eficaz e transparente e que vai resultar na melhoria da qualidade da educação”, afirma Paulo Rodrigues.

A Resolução SEE nº 4.127/2019 traz as novas normas do processo eleitoral.

 

Critérios para participação

Para se candidatar ao cargo de diretor era necessário que o servidor interessado fosse certificado. A Certificação Ocupacional busca, por meio de prova, avaliar conhecimentos pedagógicos, técnicos e as competências necessárias ao satisfatório desempenho no cargo de Diretor/a de Escola Estadual. Há dois processos de certificação vigentes, realizados em 2015 e 2018, totalizando 12.729 servidores certificados.

De acordo com a Resolução SEE nº 4.127/2019, podiam se candidatar servidores efetivos ou designados, das carreiras de professor ou especialista em educação, que comprovasse tempo de exercício mínimo de dois anos na escola para a qual pretendia se candidatar, entre outros critérios

Para as escolas indígenas e quilombolas foram divulgadas normas específicas, por meio de resoluções próprias. Já as escolas conveniadas, localizadas em unidades prisionais ou socioeducativas não participam do processo de escolha.

 

Comissão organizadora

O processo foi coordenado por uma Comissão Organizadora, eleita em assembleia, composta por membros da comunidade escolar. A comissão é responsável pelo planejamento, divulgação e coordenação do processo de escolha e convocação da comunidade escolar para participar do processo.

 

As Superintendências Regionais de Ensino (SREs) orientam e acompanham o processo de escolha de diretor e vice-diretor nas escolas de sua circunscrição.

 

Do cargo de diretor e da função de vice-diretor

O cargo em comissão de Diretor/a de Escola, com carga horária de 40 horas semanais, será exercido em regime de dedicação exclusiva. Já a função de vice-diretor tem carga horária de 30 horas semanais.

 

O quantitativo de vice-diretor de escola estadual é estabelecido com base no número de matrículas e de turnos da Unidade de Ensino, conforme dados no Sistema Mineiro de Administração Escolar (SIMADE) e o disposto na legislação vigente do Quadro de Pessoal.

 

Quem pode votar

Podem participar do processo de escolha: profissionais em exercício na escola; aluno com idade igual ou superior a 14 anos; aluno matriculado no ensino médio ou educação profissional, independente da idade; e pais ou responsáveis por aluno menor de 14 anos matriculado no ensino fundamental.

O processo de votação e de apuração dos votos será realizado na própria escola e conduzido por mesas receptoras de votos, sob a coordenação da Comissão Organizadora. O voto será registrado em cédulas de votação.

Em maio, as escolas realizaram assembleias com a comunidade escolar para composição da Comissão Organizadora. No início de junho, as chapas apresentaram o Plano de Gestão. A votação acontece nesta segunda-feira (17), o resultado sairá no mesmo dia. 

 

Confira abaixo a relação de escolas subordinadas à Superintendência de Ensino de Barbacena onde acontecerão as eleições:

 

BARBACENA / MG

 

EE ADELAIDE BIAS FORTES 

 

EE AMÍLCAR SAVASSI

 

EE BIAS FORTES

 

EE DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO EE DOUTOR ALBERTO VIEIRA PEREIRA

 

EE DOUTOR TEOBALDO TOLLENDAL

 

EE EMBAIXADOR JOSÉ BONIFÁCIO

 

EE HENRIQUE DINIZ

 

EE PADRE MESTRE CORRÊA

 

EE PIO XI EE PROFESSOR SOARES FERREIRA

 

EE SÃO MIGUEL

 

BARROSO – MG

 

EE CÔNEGO LUIZ GIAROLA CARLOS

 

EE FRANCISCO ANTÔNIO PIRES

 

EE GENERAL SILVANO ALBERTONI

 

EE PREFEITO GERALDO NAPOLEÃO DE SOUZA

 

EE SANT'ANA

 

ALTO DO RIO DOCE /MG

 

EE DOUTOR JOSÉ OTÁVIO COUTO MOTA

 

EE SÃO JOSÉ

 

ANTONIO CARLOS / MG

 

EE JOSÉ GONÇALVES DE ARAÚJO

 

EE LIMA DUARTE

 

EE SENADOR ANTÔNIO CARLOS

 

BIAS FORTES / MG

 

EE CISIPHO CAMPOS

 

CARANDAÍ / MG

 

EE DEPUTADO PATRUS DE SOUSA

 

EE FRANCISCO DO CARMO

 

EE PREFEITO GENTIL PEREIRA LIMA

 

CIPOTANEA/MG

 

EE JOSÉ DIAS PEDROSA

 

IBERTIOGA/MG

 

EE SANTO ANTONIO

 

MADRE DE DEUS/MG

 

EE SOUSA LEITE

 

MERCES/MG

 

EE SENA FIGUEIREDO

 

RESSAQUINHA/MG

 

EE GALDINO ANANIAS DE SANTANA

 

ALFREDO VASCONCELOS/MG

 

EE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

 

SANTA BARBARA DO TUGÚRIO/MG

 

EE JUSCELINO BENEDITO DE ARAÚJO

 

SANTANA DO GARAMBÉU/MG

 

EE JOSÉ DE OLIVEIRA

 

SENHORA DOS REMÉDIOS / MG

 

EE PADRE EGYDIO REIS

 

EE URQUIZA DINIZ CHAGAS

 

OLIVEIRA FORTES / MG

 

EE RUBEM ESTEVES RUFFO

 

Informações Barbacena Mais

COMENTÁRIOS