A Prefeitura de Dores de Campos firmou um acordo com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) para regularização das contratações de servidores municipais. Para quase 40 cargos será necessária a realização de concurso público e, para outras vagas, a normatização deverá ser feita através de projeto de lei aprovado na Câmara Municipal.
De acordo com o MPMG, o Município se compromete em cessar em até um ano o preenchimento de diversos cargos que estão ocupados sem que os profissionais tenham sido aprovados em concurso.
Além disso, a Prefeitura deverá enviar ainda no mês de junho um projeto de lei ao Legislativo para criação dos cargos de advogado e coordenador do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), sendo o primeiro a ser preenchido mediante concurso e o segundo por nomeação de servidor de carreira.
O acordo feito entre a Prefeitura e o MPMG também prevê a revogação do Decreto Municipal 138/2008, que admite o preenchimento dos cargos de assistente social, psicólogo e assistente administrativo do Cras, sem a realização de concurso público.
O Inquérito Civil instaurado pela Promotoria de Justiça constatou que os seguintes cargos públicos estão irregulares, por terem sido ocupados mediante contratação temporária:
advogado
agente administrativo
agente comunitário de saúde
assistente administrativo Cras
assistente administrativo
assistente social
auxiliar consultório dentário
auxiliar de serviço interno e externo
auxiliar serviço interno
auxiliar de serviços gerais
auxiliar de serviços escolares
bioquímico
coordenador do Cras
coveiro
dentista
enfermeira
enfermeiro PSF
enfermeiro RT
farmacêutica
médico cardiologista
médico PSF
motorista
motorista ambulância
motorista caminhão
motorista ônibus
motorista veículo leve
oficial especializado
oficial operacional
operário
pedreiro
pintor
professor ensino fundamental
professor pré-escolar
psicóloga Cras
psicólogo clínico
técnico enfermagem
técnico vigilância epidemiológica
vigia
Com informações do G1