No último último domingo (19), comemorou-se o Dia Mundial de Doação de Leite Materno, e para celebrar a data, a Santa Casa de Misericórdia de Barbacena promoveu, nessa quarta-feira(22), o primeiro Encontro de Doadoras de Leite Materno, organizado pelo Comitê de Aleitamento Materno da entidade.
No Salão Nobre da Santa Casa as 17 mamães doadoras de leite tiveram uma tarde festiva, celebrando o gesto solidário das mesmas e que ajudam as pequeninas crianças atendidas pela UTI Neonatal da entidade.
Para ser uma doadora, basta comunicar ao setor de obstetrícia da Santa Casa de Barbacena, e a mamãe receberá todas as orientações necessárias para que faça a ordenha adequada. Também são repassados para as doadoras o frasco de vidro próprio para o armazenamento do leite, touca e luva para que tudo transcorra com total tranquilidade. E para facilitar mais ainda, a Santa Casa busca o leite semanalmente na casa das doadoras.
Todo o leite materno que chega na entidade é encaminhado para o Banco de Leite em Juiz de Fora, para uma análise e pasteurização e depois retorna. A Santa Casa de Misericórdia de Barbacena é uma referência em pediatria, principalmente na área de obstetrícia para os 51 municípios que integram a Macrorregião Centro Sul.
Dia Mundial de Doação de Leite Materno
A data comemorativa foi instituída em dezembro de 2015, com a Lei Nº 13.227, de 28 de dezembro de 2015. Nela, além do Dia Nacional foi criada também a Semana Nacional de Doação de Leite Humano, a ser comemorada na semana que incluir o dia 19 de maio. Anteriormente, o Dia Nacional era celebrado em 1º de outubro – data instituída pela portaria Nº 1.893 de 2 de outubro de 2003. A mudança se deu para alinhar a data em todos os países integrantes da Rede Global de Bancos de Leite Humano – rBLH.
Informações Folha de Barbacena