Offline
Operação apura desvio de recursos em obras orçadas em R$ 10 milhões em Barbacena
Notícia
Publicado em 24/05/2019

A Operação "Desvia" teve a segunda fase deflagrada nessa quinta-feira (23) para apurar fraudes em licitação, corrupção e desvio de recursos públicos federais na Prefeitura de Barbacena. As contratações para as obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário e as construções de "Academia de Saúde" e de quadras poliesportivas podem levar a um desvio de até R$ 10 milhões de recursos da União.

De acordo com a Polícia Federal, Controladoria Geral da União (CGU) e a Receita Federal, nesta etapa, o objetivo é investigar as contratações de empresas realizadas entre 2013 e 2016 para obras que não tiveram andamento em conformidade com os valores repassados e estão atualmente paradas ou inacabadas.

Os detalhes da investigação desta fase foram divulgados em coletiva nesta quinta na Delegacia da Polícia Federal em Juiz de Fora, com a participação do delegado, Ronaldo Campos, do Superintendente da Controladoria Regional da União em MG, Breno Barbosa Cerqueira Alves, e do delegado da Receita Federal em Juiz de Fora, Leonardo Couto Sobral.

Equipes trabalharam em buscas e apreensões nas seguintes cidades: 22 em Barbacena, duas em São João del Rei, duas em Piedade do Rio Grande, uma em Carandaí, uma em Juiz de Fora, uma em Belo Horizonte e uma em Nova Lima. Os 30 mandados foram expedidos pelo Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região e pela 1ª Vara Federal de São João del Rei.

Comentários