O último boletim epidemiológico divulgado pelo Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) nesta segunda-feira (8) mantem o alerta para Minas Gerais, sobre o quadro de doenças do Aedes aegypti. As maiores incidências foram registradas na região metropolitana de Belo Horizonte. Doze mortes foram confirmadas por dengue no estado. O zika vírus apresentou 381 casos prováveis e a febre chikungunya registrou 1 mil e 77. Não houve registros de mortes pelas doenças.
Situação em Barbacena
Até o momento, 11 casos prováveis de dengue foram registrados na cidade, um caso de chikungunya e nenhum caso de zika vírus.
Alerta por infestação de Aedes Aegypti
Em Barbacena o último registro do LIRAa foi publicado em janeiro e colocou o município em situação de alerta com índice de infestação em 2,3%. O Levantamento foi criado pelo governo em 2002 e é utilizado para mapear os dados de infestação pelo Aedes Aegypti e Aedes Albopictus nos municípios. Qualquer sinal ou sintoma como dores de cabeça, febre alta, dores nas articulações podem ser indícios de dengue e precisam ser notificados à saúde pública.
Informações Folha de Barbacena