O Nono Batalhão de Polícia Militar reativou na tarde dessa terça-feira (19) em ato solene, um importante portifólio de serviço da Instituição, a “Patrulha Rural”.
A solenidade ocorreu em Barbacena e contou com a participação do comandante da Unidade, Tenente-Coronel Sávio Geraldo Corsino Pires, do Prefeito Municipal, Luis Álvaro Abrantes Campos, do Secretário de Agricultura , Wilson Guilherme de Sá, do Presidente do Sindicato Rural de Barbacena, Renato José Laguardia de Oliveira, da representante da comunidade rural, Marly Gava, dos irmãos e empresários, Nelsinho e Getúlio Feres, dentre outros convidados
A Patrulha Rural tem como princípio norteador a aproximação com a comunidade agrícola/rural, bem como otimizar o policiamento ostensivo contra a prática de crimes contra a vida e patrimônio. Essa modalidade de policiamento na zona rural possibilitará um contato mais próximo da PM com a população que poderá fazer denúncias e ainda receber orientações, principalmente dicas de autoproteção.
Para a atividade foram designados seis militares capacitados que atuarão na subárea da 60ª Cia PM e 117ª Cia PM, além de mais dois militares que atuarão na 63ªCia PM em Santos Dumont.
O policiamento em zona rural é uma atividade sistemática de preservação da Ordem Pública, com o suporte de veículos apropriados, que tem por objetivo prevenir e reprimir delitos em fazendas, sítios, condomínios e cooperativas.
Nos mais de 5.300 quilômetros quadrados de extensão territorial, a Patrulha Rural estará pronta para atuar diretamente nos problemas afetos à segurança pública, situados no ambiente rural e, ainda, recobrir e dar suporte às ações preventivas e repressivas a serem desencadeadas pelas Companhias de área do “Sentinela da Mantiqueira”.
Com informações do Núcleo de Comunicação Organizacional da 13ª RPM.