Segundo uma pesquisa realizada pelo órgão, 94% dos brasileiros sabem que a camisinha é a maneira mais eficiente de evitar as doenças sexualmente transmissíveis, dentre elas o virús HIV, mas 45% ainda não usam o preservativo. Os números de infecção pelo vírus HIV, que é o causador da AIDS, têm crescido principalmente entre homens jovens. Para se ter uma ideia, de 2007 a 2017, a taxa de detecção de AIDS cresceu 133 % em homens de 20 a 24 anos.
Em Barbacena, o cenário não foi diferente. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, 370 pacientes estão cadastrados no ambulatório de HIV/AIDS do município. De acordo com Ângelo Feres, médico gestor do Programa IST,DST,HIV,AIDS de Barbacena, desde janeiro de 2017, foram identificados na cidade das Rosas 90 novos casos de HIV.
“Nesse período também identificamos e tratamos 350 casos de sífilis. Essas duas doenças são as mais frequentes e por isso, a população deve se preocupar e se cuidar, não somente no período do carnaval. A prevenção e a realização de exames preventivos são o sucesso para ficar bem longe dessas e outras doenças sexualmente trasnmissíveis”, destacou Ângelo Feres.
E para reforçar o lembrete do uso da camisinha na prevenção da doença, o embaixador da campanha neste ano, o cantor Gabriel Diniz deixa um alerta ao público:
“Olá galera, aqui é o Gabriel Diniz, o cantor da música ‘o nome dela é Jenifer’, mas agora o assunto é sério. A AIDS ainda é uma doença que não tem cura e um dado que assunta é que 73% dos novos casos de HIV, são em homens de 15 a 39 anos. O importante é se conscientizar e usar camisinha. Se divirta, mas com consciência”, destacou o cantor.
Durante todos os dias de carnaval, o Ministério da Saúde vai distribuir 12 milhões de camisinhas em uma nova embalagem. O design preto com azul neon com a mensagem “se liga, use” foi escolhido por estudantes universitários durante um concurso cultural. Ainda segundo o órgão, a nova campanha é mais moderna e dialoga diretamente com o público jovem, que tem sido o mais atingido pelas infecções nos últimos anos. Em Barbecena, os preservativos também serão distribuídos em todos os dias da folia.
Imagens: Divulgação/Ministério da Saúde