Diversas cidades de todo o estado participam hoje de movimento organizado pela Associação Mineira de Municípios. A AMM convocou os prefeitos e servidores públicos municipais a participar, nesta terça-feira (21/08), de uma mobilização para expor à sociedade mineira a caótica situação financeira das prefeituras, decorrente dos constantes atrasos nos repasses de recursos pelo governo do Estado. A dívida acumulada com os municípios mineiros, segundo a entidade, já ultrapassa os sete bilhões e meio de reais.
A partir de uma hora da tarde, os prefeitos vão se concentrar na Cidade Administrativa, sede do governo do estado, em Belo Horizonte, de onde seguirão em carreata até o Palácio da Liberdade. Também haverá manifestações no interior mineiro.
Região
Há prefeituras que aderiram ao movimento no Alto Paraopeba, Vale do Piranga e na região das Vertentes. A prefeitura de Carandaí informou que as atividades estão paralisadas nesta terça-feira. Foram interrompidas as aulas nas escolas da rede pública municipal e também não estão circulando os veículos que fazem o transporte escolar municipal e universitário. Também os PSF’s e o Centro de Saúde estão atendendo somente os casos de urgência e emergência. A coleta de lixo está sendo feita, mas a Secretaria de Obras e os demais setores da prefeitura de Carandaí realizam apenas o expediente interno. Até o último mês de julho, a dívida do Estado com Carandaí ultrapassava os seis milhões de reais. Conforme nota oficial da prefeitura, trata-se de uma situação extremamente grave que pode se refletir, inclusive, no corte de serviços.
A prefeitura de Cristiano Otoni também declarou que vai paralisar as atividades no dia de hoje. Somente os serviços emergenciais estarão funcionando. A dívida do Estado com Cristiano Otoni é superior a um milhão de reais e, segundo a nota do município, se refere a recursos do Fundeb, ICMS, saúde, transporte escolar e assistência social, entre outros. Só ao Fundeb (Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica) deixaram de ser repassados mais de 46 mil reais. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Cristiano Otoni informa que estão suspensos os serviços da secretaria, das oficinas e do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social).
Em Barbacena a prefeitura também suspende hoje suas atividades, exceto as essenciais, em protesto contra o atraso nos repasses financeiros do estado. De acordo com a prefeitura até o último mês de julho a dívida com Barbacena ultrapassou os R$ 60 milhões. Apesar de ter decretado ponto facultativo, as aulas na rede municipal de ensino ocorrerão normalmente. Já a cobrança do estacionamento rotativo está suspensa hoje.
Lafaiete
Conselheiro Lafaiete não participa da manifestação convocada pela Associação Mineira de Municípios. O prefeito Mário Marcus (DEM) confirmou que a prefeitura e as repartições públicas municipais estarão funcionando normalmente. A dívida do governo do Estado para com o município de Lafaiete, segundo números de julho passado tornados públicos em sessão da Câmara de Vereadores, ultrapassava os 15 milhões de reais.
Fonte: Fato Real.