A atenção do motorista, a solidariedade dos passageiros de um coletivo urbano e a atuação precisa de uma viatura do Corpo de Bombeiros foram fundamentais para que tudo terminasse bem em um parto de emergência registrado em Barbacena. Tudo aconteceu por volta das três horas da tarde desta sexta-feira (17/08), depois que a gestante, uma jovem de 20 anos na etapa final da gravidez, apanhou o ônibus para se dirigir a uma consulta médica na Santa Casa de Misericórdia. Quando o veículo passava pelo bairro Grogotó, os solavancos do ônibus em movimento fizeram com que a passageira manifestasse as primeiras contrações que prenunciavam o nascimento do bebê. Ao se dar conta da situação, o motorista acionou os bombeiros, que não tardaram a chegar e solicitaram aos demais ocupantes que desembarcassem do coletivo para facilitar os trabalhos de emergência.
A parturiente foi retirada do ônibus e transferida para uma ambulância, na qual foi conduzida até à Santa Casa, tendo o tempo todo os sinais vitais monitorados pela equipe dos bombeiros, que fizeram uso do “kit parto”, material empregado neste tipo de ocorrência. O pessoal da obstetrícia resgatou a paciente na portaria do hospital, pois o bebê estava prestes a nascer. Por sorte, ainda houve tempo de conduzir a jovem até o bloco cirúrgico do setor neonatal da Santa Casa, onde a criança, uma menina, veio ao mundo sã e salva. Mãe e filha estão juntas e se recuperam bem do sufoco que precedeu o nascimento.
O dado curioso é que o marido da gestante foi avisado sobre a situação de emergência e passou a seguir de bicicleta o ônibus e, posteriormente, a ambulância que conduziu a esposa até à Santa Casa. Na garupa, o pai ansioso levava consigo a outra filha do casal, que acompanhou atenta a aventura em que se transformou o nascimento da irmã.
fonte: Fato Real.