A situação em que se encontra a educação em Barbacena é preocupante. Muitos alunos estão sem aula na rede municipal há mais de um mês, uma vez que o ano letivo começou mais tarde esse ano. A falta de comunicação com os servidores impede qualquer tentativa de aliviar a situação crítica do município, que deixará um legado terrível para pais, alunos e servidores municipais.
Na tarde desta terça-feira (31), a sede da Prefeitura Municipal de Barbacena foi ocupada por pais que buscam o diálogo para resolver a situação caótica dos servidores e dos alunos. O direito a educação não está sendo garantido, o que é fundamental para uma sociedade civilizada. Deixar as crianças sem escola é inconstitucional, é crime. A luta dos servidores por seus direitos é respeitada e apoiada pelos pais dos alunos que sofrem junto com eles e se colocam no lugar de quem só está reivindicando direitos legais e constitucionais. Em uma reportagem realizada pelo Jornal Expresso no YouTube, pais e mães de alunos explicam o motivo da ocupação. Clique AQUI para ver o vídeo na íntegra.
No dia 19 de maio, a Câmara Municipal de Barbacena aprovou abertura de processo que pode culminar com o impedimento de Toninho. A ação é em decorrência do não pagamento do 13º salário de 2015 e do reajuste de 11,67% dos servidores municipais, em descumprimento à Lei Municipal nº 4.767, sancionada pelo próprio administrador. A crise no município está chegando ao ápice, vale lembrar que no início do mandato, o prefeito sob o uso de lei delegada, foi como um "Rei" absolutista no governo, com promessas que nunca foram cumpridas, palavras que foram jogadas ao vento.
A luta dos servidores de Barbacena ficará na história, martirizados por um governo ineficaz e incapaz de cumprir com suas obrigações, se escondendo na escuridão de uma péssima administração.