Linhas com cerol e linhas chilenas, são muito utilizadas por crianças para soltarem pipas, porém um Projeto de Lei quer proibir o uso e o comercio das mesmas, baseados principalmente no alto risco de perigo, onde ao serem utilizadas podem acabar machucando as crianças que brincam com esse material, ou também a outras pessoas que não veem a linha e acabam se cortando, como é o caso de diversos ciclistas e motociclistas, que por vezes tem o pescoço atingindo. Já existe uma Lei estabelecida em 2002 que veta o uso em áreas públicas, porém com essa nova lei, a proposta é proibir o uso por definitivo.
No mês passado, uma criança foi atingida no pescoço, onde acabou se cortando. O caso aconteceu na localidade de Bicinho, no dia 27 de junho.
O Deputado Leonídio Bouças (MDB), relator na Comissão de Constituição e Justiça destaca que a proposta é primordialmente voltada a segurança pública. O projeto de Lei segue em 1º instancia, porém ainda deve ser analisado pelas comissões de Segurança Pública, Desenvolvimento Econômico e Fiscalização Financeira e Orçamentária antes de ser levada ao plenário.