A Vigilância Epidemiológica preparou um calendário entre os dias 16 de maio e 15 de junho de 2016 para atender os moradores na zona rural e urbana, com vacinação de cães e gatos. Além de atender em pontos determinados nas comunidades, facilitando assim o atendimento à população, a Secretaria de Saúde reservou o dia 4 de junho para atender nos distritos e 11 de junho somente para a cidade.
Apesar da raiva ser considerada, nos dias atuais, uma doença um tanto incomum, ela continua sendo uma grande preocupação entre donos de cães e gatos. A raiva é incurável nos animais e pode afetar os seres humanos, sendo a vacina antirrábica a única forma de prevenção. Uma das preocupações dos setores de controle de doenças animais é com o grande número de gatos e, principalmente, cães abandonados nas ruas, não descartando, portanto, a transmissão da doença.
A raiva é transmitida por meio da saliva dos animais contaminados, passada, principalmente, pela mordida dos animais doentes, sejam eles gatos ou cães. De acordo com especialistas da área da saúde, nos cachorros e no homem, o vírus da doença pode permanecer encubado por até dois meses antes que os seus sintomas comecem a aparecer; sendo que, nos gatos, a doença destaca sinais diferenciados, mas não menos agressivos.
Confira o calendário de vascinação clicando AQUI.