BITUCA: Universidade de Música Popular abre inscrições com show do LENINE, no dia 7 de junho, em Barbacena-MG
05/06/2018 10:17 em Novidades

Fundada há 14 anos, a escola recebeu inscrições de

146 CIDADES, 10 ESTADOS e 4 PAÍSES em seu último processo seletivo.

O ensino é inteiramente gratuito.

 

 

Imagine uma escola de música brasileira, profissionalizante, no interior de Minas Gerais, instalada em um complexo arquitetônico do século passado, cercada por Mata Atlântica preservada e paisagismo feito pelo INHOTIM, com mestres de renome e ensino inteiramente gratuito. Imagine!

 

A Bituca: Universidade de Música Popular, criada em 2004 pelo grupo Ponto de Partida, tornou-se uma referência no ensino de música popular no Brasil, tendo hoje cerca de 80% de seus ex-alunos inseridos no mercado de trabalho. Em seu último ciclo, recebeu aprendizes de 65 cidades que se exercitaram no processo de formação integral criado e sistematizado pelo Ponto de Partida, há 38 anos. A “Pedagogia do Espelho” busca aproximar os aprendizes de seus ídolos para que eles aprendam se refletindo neles. Assim, além dos mestres que são alguns dos melhores músicos do país, já passaram pela escola nomes como Dori Caymmi, Wagner Tiso, Hamilton de Holanda, Mônica Salmaso, Grupo Pau Brasil, Arismar do Espírito Santo, Juarez Moreira, Gilvan de Oliveira, Toninho Ferragutti, Marco Pereira, Carlos Malta, Cléber Alves, entre outros. O convite ao Lenine para realizer seu novo show – Em trânsito - na abertura das inscrições acompanha essa premissa.

 

Para o novo ciclo, que terá duração de um ano, a Bituca apresenta como novidade o curso Palavra Poética, com foco no estudo e composição de letras, que terá os mestres Eucanaã Ferraz, Noemi Jaffe e João Bandeira. Também terá os encontros de Música Avançada com o violonista Marco Pereira, o pianista Nelson Ayres e o baterista Ricardo Mosca e o workshop de Produção e Gestão de Carreira com Marcos Portinari, sócio e empresário do bandolinista Hamilton de Holanda.

 

Os cursos regulares são Guitarra & Violão, com o mestre Leandro do Carmo, Baixo elétrico & Acústico, com Enéias Xavier, Bateria, com Gladston Vieira, Piano & Teclado, com Felipe Moreira, Percussão, com Serginho Silva, Canto, com Andréa Amendoeira, Engenharia de Áudio & Produção Musical, com César Santos. Todos os aprendizes  precisam frequenter a formação complementar que compreende: Musicalização pelo método Kodaly e Harmonia, com o húngaro Ian Guest, Percepção musical, com Felipe Moreira, Prática de conjunto, com Mauro Rodrigues, Pitágoras Silveira e Ponto de Partida, Preparação para o palco, produção e ética, com o Ponto de Partida, Improvisação e criação, com todos os mestres. Gladston Vieira, mestre de Bateria, e Pitágoras Silveira, coordenador e mestre de Prática de Conjunto, são músicos formados pela Bituca que passam a ser integrados em seu corpo docente.

 

As incrições para o Processo Seletivo 2018-2019 podem ser feitas de 7 de junho a 9 de julho, pelo site da Bituca ou na própria escola e são inteiramente gratuitas. Não é exigido nenhum grau de escolaridade ou faixa etária específica, apenas talento. A Bituca só aceita iniciantes para os cursos de baixo, percussão, piano & teclado. A seleção é feita através de audições individuais, pelos mestres, e podem ter uma segunda chamada. Para possibilitar o acesso de alunos de todo o Brasil, as aulas são semanais. 

 

A Bituca: Universidade de Música Popular é patrocinada pela CEMIG e o Governo de Minas Gerais, através da Lei de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, numa parceria com a Secretaria Estadual de Cultura.

 

ONDE ESTAMOS

 

A Bituca está instalada em Barbacena, desde 2004, num dos prédios da atual Estação Ponto de Partida, antiga fábrica de seda do Brasil, cuja história se embaraça com a imigração italiana em Minas Gerais (1888), com o desenvolvimento industrial do início do século, com o trabalho feminino no Brasil. 

 

O conjunto foi restaurado pelo Ponto de Partida e parceiros e hoje transformou-se em um centro cultural, onde estão localizadas também a Casa do Ponto e a Casa Palavra. É cercado por nacos de mata Atlântica e um jardim de 5.000 m2, criado em parceria com o Inhotim. 

 

Restaurada e equipada, a Escola oferece as melhores condições de estudo, pesquisa e trabalho para a formação profissional dos seus alunos. Em suas instalações, mantém ainda um estúdio de gravação com tecnologia de ponta, onde abriga aula de engenharia de áudio e produção musical, um piano de cauda para concertos e gravações, um baixo acústico e instrumentos de todos os cursos que oferece. Um salão de 180 lugares, de múltiplos usos, equipado para realização de shows, concertos, oficinas, seminários, lançamentos, exposições, exibição audiovisual; biblioteca, audioteca, sala multimedia e espaços de convivência.

 

PONTO DE PARTIDA

 

Criador e coordenador da Bituca, o Ponto de Partida é um grupo de teatro fundado em Barbacena, em 1980, por artistas que decidiram que não deixariam a cidade, mas também não aceitariam os limites da província. Assim, tornou-se uma companhia de repertório itinerante e independente com 20 profissionais em exercício permanente. O grupo inventou e sistematizou métodos e processos de produção e criação. Desenvolveu uma linguagem e uma dramaturgia brasileira que sustentam seus 36 espetáculos.

 

Fiel às suas origens de movimento cultural, atualmente o Ponto de Partida é responsável direto pela formação ou trabalho de 323 pessoas que se dividem e se somam em seus diversos programas e projetos.

 

 

SERVIÇO

 

Abertura das Inscrições da Bituca: Universidade de Música Popular

Show Lenine – Em trânsito

Dia 7 de junho, quinta-feira, às 20h, na Bituca

Duração: 90min

 

Rua Luiz Delbém s/n - Colônia Rodrigo Silva

Barbacena - MG, CEP 36.200-689

Informações e ingressos: 32 3331-0348

60,00 – inteira / 30,00 – meia / 50,00 – CAPP – Clube de Amigos do Ponto de Partida

 

Inscrições para o processo seletivo

De 7 de junho a 9 de julho pelo site bituca.org.br ou na própria escola

 

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Fátima Jorge

32 99977-1028

fatimajorgepp@gmail.com

 

Lido Loschi

32 99923-4922

lidoloschi@gmail.com

 

 

Instagram: @bituca

Facebook: www.fb.com/bitucaoficial

Twitter: @bitucaoficial

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!