Offline
Iluminati promove interações artísticas em Barbacena
12/05/2016 09:21 em Notícia

 

 

O Projeto Arte in Casa tem o objetivo de apresentar ações culturais para a comunidade de Barbacena, por meio da fusão de manifestações artísticas. O Bar Iluminati irá abrir as portas para vários artistas da cidade e região que trabalham com pintura, desenho, fotografia, escultura, música, teatro e literatura. Será uma oportunidade de proporcionar uma interação entre artistas e público com intuito de proporcionar reflexões críticas sobre as manifestações culturais e a importância destas para sociedade.

O evento levará para o Iluminati mensalmente uma fusão entre exposições de arte, apresentações musicais, teatrais e literárias. Nesta primeira edição serão 03 noites de expressões artísticas – 19, 20 e 21 de maio – apresentando para a população de Barbacena uma prateleira cultural, por meio da experiência com várias vertentes artísticas.

 A casa irá apresentar exposições das obras dos artistas Lourival Vargas, Maristela Guedes, Ricardo Oliveira, Maria Ignez Pereira, Camila Patrício, Mell Caetano e Instituto Olhar Down. Também serão apresentados os livros de poesias dos escritores Luis Henrique Trindade, Cassio Barreto e Fabrício Avelino com interações artísticas de Tiago Branco, além da volta do Jornal Ponto Vírgula. Para completar as noites a música será representada pelos cantores  Matheus Duque & Luiz Fernando – Duo in Jazz; Ana Clara Castro;  Vivian Trindade; Andro Vargas & Carlinhos Delbem. Também teremos a participação do Chef Ronie Peterson preparando uma paella mineira para os convidados na abertura oficial do evento, 19 de maio.

 

 

PROGRAMAÇÃO

 

Datas: 19, 20 e 21 de maio de 2016

Horário: a partir das 21h

Local: Iluminati  - Rua Martinho Campos, 117 – São José - Barbacena MG

 

Exposição

·         Camila Patrício (pintura)

·         Instituto Olhar Down (fotografia)

·         Lourival Vargas (pintura)

·         Maria Ignês Pereira (escultura)

·         Maristela Guedes (desenho)

·         Mell Caetano (fotografia)

·         Ricardo Oliveira (pintura)

 

Interação Artística

·         IluminArtEvoé -Tiago Branco

 

Literatura

·         Apresentação do Jornal Ponto & Vírgula – Fabrício Avelino

·         Lançamento do Livro de poesias Rio – a água que me leve – Fabrício Avelino

·         Lançamento da segunda edição do livro de poesias Delitos – A poesia feita com um machado - Cassio Barreto

·         Relançamento do livro de poesias Um pássaro na noite -  Luis Henrique Trindade

 

Produção in loco dos artistas plásticos

·         Ricardo Oliveira 

·         Camila Patrício

·         Maristela Guedes

 

Show

·         19/05: Duo in Jazz  - Matheus Duque & Luiz Fernando  

·         20/05: Ana Clara Castro

·         21/05: Andro Vargas & Carlinos Delbem  / Vivian Trindade

 

Abertura oficial: 19 de maio: participação do Chef Ronie Peterson, preparando uma Paella Mineira

 

PARTICIPANTES:

 

Andro Vargas  & Carlinhos Delbem

Andro aprendeu a tocar violão com seu pai, Lourival Vargas, e com ele também aprendeu sobre a Arte. Já participou de bandas de heavy metal em Barbacena. Juntamente com Carlinhos Delbem irá apresentar o melhor do rock roll.

 

Ana Clara Castro

Cantora e compositora, estudante de canto na BITUCA Universidade de Música Popular. Acompanhada de Nathan Itaborahy trará repertório eclético mesclando musicas autorais e MBP.

 

Camila Patrício

Artista plástica. Obras pintadas a óleo segue geralmente o estilo acadêmico realista, que em sua maioria tratam de paisagens e natureza morta.

 

Cassio Barreto

Possui formação plena em Psicologia e mestrado em Filosofia da arte pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2009). É Poeta e ensaísta. Pesquisa a obra de arte e orienta grupos de estudo sobre o tema.

 

 

Duo in Jazz – Matheus Duque & Luiz Fernando

Músicos graduados e pós graduados na BITUCA Universidade de Música Popular. Jazz, fusion e musica brasileira são os estilos escolhidos pelo Duo in Jazz.

 

Fabrício Avelino

Licenciado em Letras pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e mestre em Educação e Sociedade pela Unipac. Professor e poeta é autor de três livros.

 

Instituto Olhar Down – Mostra de Fotografia

Campanha com o intuito de promover, através da fotografia, os olhares de quem tem a Síndrome de Down e suas potencialidades.

 

Jornal Ponto & Vírgula

Criado em Barbacena em 2010, como uma alternativa para a difusão de leitura de poemas e outros gêneros.

 

Lourival Vargas

Autodidata, destacou-se como pintor de temas sacros. Autor de obras ecléticas, com temas como paisagens bucólicas e natureza, motivos esotéricos, abstratos, com diversas inspirações. Faleceu em Barbacena no dia 20 de novembro de 2008.

 

Luís Henrique Trindade

Nascido em Prados - MG formou-se em Psicologia na UFSJ e é pós graduado em Gerência de Recursos Humanos em Juiz de Fora. Poeta e autor de um livro.

 

 

Maria Ignez Araújo Pereira

Artista plástica. Desenvolve seus trabalhos utilizando todo tipo de ferro e sucata, desde disco de freio, prego, parafuso, até peneira de pedreira.

 

Maristela Guedes

Estudou Belas Artes na UFMG, pós-graduada em Metodologia do Ensino de Artes pela UNINTER. É professora no "ATELIÊ/ESCOLA DE DESENHO Maristela Guedes"

 

Mell Caetano

Graduada em Administração de Empresas e Contabilidade, concilia a profissão com a Fotografia, que antes era apenas um hobby. Hoje se dedica a fotografia de família.

 

Ricardo Oliveira

Artista Plástico autodidata. Ministra cursos de Desenho e Pintura, Realismo Espontâneo e Pintura em Afrescos.

 

Ronie Peterson

Chef executivo Hotel Senac Grogotó, com 23 anos de experiência. Tem certificação internacional de Gastronomia pelo CIA Culinay Institute OF América (Califórnia) EUA. Atualmente é Chef Proprietário do Restaurante Mandolin Gastronomia, localizado na Pousada Pequena Tiradentes.

 

Tiago Branco

Ator e compositor é integrante da banda Os Fernandes. Pesquisa teatro desde 2007 na Cia Teatral Boccaccione (Ribeirão Preto – SP) e atualmente atua no Projeto Música e Poesia Sem Parede e Meia.

 

 

Vivian Trindade

Cantora e compositora iniciou seu trabalho musical em 2009 sob a influência de grandes nomes do rock como Led Zeppelin, Janis Joplin, Mutantes e Secos e Molhados.

 

 

Informações:

Ana Carolina Trindade

 

Produtora Cultural

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!