Offline
Servidores da área de segurança pública protestam no Centro de BH
Notícia
Publicado em 11/05/2016

 

 

Servidores estaduais representados pela Associação dos Praças Policiais e Bombeiros Militares de Minas Gerais (Aspra) protestam na tarde desta quarta-feira (11), na Região Central de Belo Horizonte. O ato pede o fim do parcelamento dos salários. Desde fevereiro, o governo não tem pagado todos os vencimentos no 5º dia útil do mês.

O ato terminou no entorno do Palácio da Liberdade, sede simbólica do governo. De acordo a Aspra, participavam 1,5 mil pessoas, incluindo policiais militares, civis, bombeiros e agentes penitenciários. Um grupo de servidores das áreas da saúde e da educação apoiava o movimento. Já o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar estimava cerca de 200 participantes. A associação informou que 15 ônibus transportaram servidores do interior, que também participam do ato na capital mineira.

 O trânsito chegou a ser fechado no entorno da Praça da Liberdade, no sentido área hospitalar, conforme a Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte, mas já foi liberado. Segundo a Secretaria de Estado de Planejamento, de abril a junho, 75% do funcionalismo vai receber até o 5º dia útil. Servidores com vencimentos acima de R$ 3 mil vão receber o salário no 5º, no 9º e no 12º dia útil.

 

O governo afirma que o escalonamento dos salários é devido à crise econômica enfrentada pelo estado e foi mantido porque não houve melhoria na arrecadação. A assessoria de imprensa do governo de Minas informou que o governador Fernando Pimentel se reuniu, na última segunda-feira (9), com representantes de seis associações ligadas à Polícia Militar e ao Corpo de Bombeiros, reiterando o posicionamento de amplo diálogo. Sobre o atual calendário de pagamentos, disse que qualquer mudança que porventura possa ocorrer será informada previamente às entidades que representam os funcionários públicos estaduais.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!