Offline
A BARBACENA PORTUGUESA - Por Paulo Maia
19/04/2016 20:20 em Notícia

(Foto: Paulo Maia Lopes/ Portugal – Freguesia de Barbacena)

O exímio escritor, historiador, pesquisador e médico Dr. Paulo Roberto Maia Lopes, nos conta em detalhes, parte da nossa história, remontando as origens de Barbacena e da Inconfidência Mineira. Com o título de “Barbacena Portuguesa”, o texto, de sua autoria, nos conta as origens da nossa cidade e dos Condes de Barbacena. Ao historiador, meus parabéns pela contribuição e liberação do material de indiscutível valor histórico. 

 

 

A BARBACENA PORTUGUESA


No Concelho de Elvas fica localizada a pequena cidade ("Freguesia") de Barbacena, que ainda mantém edificações da era medieval (com a grafia "Varvacena"). È a sede ancestral dos Senhores de Barbacena, família Furtado de Mendonça, titulados viscondes no século XVII e condes no século XVIII.

O sétimo visconde e 1º Conde de Barbacena, Dom Luís Antônio Furtado do Rio de Mendonça e Faro, era o governador e capitão-general da Capitania das Minas Gerais na época da Inconfidência Mineira, tendo ordenado e depois suspendido a "Derrama" (cobrança forçada de impostos) para fazer fracassar a Conjuração. Suspeita-se, embora sem provas, que estivesse envolvido secretamente na trama, pois só ele, destinatário da carta delatora de Silvério dos Reis, poderia ter sido o misterioso personagem "Embuçado", que percorreu, incógnito, na noite que precedeu à prisão dos inconfidentes, as casas deles, alertando para que destruíssem provas. 


Em 1791, O Visconde elevou a Vila o Arraial da Borda do Campo, na região das Vertentes, que recebeu o nome de Barbacena. Seu filho, o segundo Conde de Barbacena, do qual existe uma estátua na praça principal da Barbacena portuguesa, lutou ao lado de Dom Miguel de Bragança e os absolutistas na guerra civil contra o irmão, Dom Pedro IV de Portugal e I do Brasil, que defendia a legitimidade da filha, a rainha D. Maria II, e a Carta Constitucional. Como o conde miguelista morreu sem descendência, extinguiu-se com ele a linhagem dos Condes de Barbacena.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!