A Agência Brasileira de Inteligência confirmou que uma ameaça feita no ano passado por um membro do Estado Islâmico sobre um ataque ao Brasil é verdadeira. Segundo o diretor de Contraterrorismo da Abin, Luiz Alberto Sallaberry, a mensagem foi postada no Twitter poucos dias após os ataques de Paris, que deixaram mais de cem mortos no dia 13 de novembro.
O autor do texto foi identificado como Maxime Hauchard, de 22 anos, que apareceu em alguns vídeos do grupo terrorista decaptando prisioneiros. O diretor da agência de inteligência, Luiz Alberto Sallaberry, disse ao jornal "O Dia" que diante da proximidade com os Jogos Olímpicos, a Abin tem acompanhado de perto o crescimento no número de simpatizantes do grupo terrorista em solo brasileiro.
'A partir do atentado de 13 de novembro e da mensagem dele no Twitter houve uma intensidade maior nos discursos, que ficaram um pouco mais agressivos', afirmou o diretor.
A Abin não informou o número de extremistas que vivem no Brasil, por ser uma informação confidencial. Diante da ameaça no país, Luiz Alberto Sallaberry defendeu medidas excepcionais de investigação pela Abin.