Offline
Alta dos medicamentos impacta ainda mais orçamento das famílias de baixa renda
02/04/2016 23:20 em Notícia

 

Alta no preço dos medicamentos vai impactar ainda mais o orçamento das famílias de baixa renda (Crédito: CBN)

O tempo máximo de vigor de uma  patente de medicamento é de 20 anos, que começa a valer a partir do desenvolvimento da molécula. Todas as etapas que antecedem o lançamento comercial podem levar até quatro anos. Com o fim da patente, o remédio fica sujeito a concorrência de produtos similares e genéricos. 

O diretor da Associação da Indústria  Farmacêutica de Pesquisa, Pedro Bernardo, não acredita que só as patentes sejam responsáveis pelos altos custos de remédios no Brasil. Para ele, o maior vilão é a alta carga tributária, de 34%. A média mundial é de 6,3%. 

 A carga no Brasil é a maior do mundo. Por que o estado brasileiro precisa ficar com um terço do preço do medicamento? Fica-se colocando culpa na patente ou qualquer outra coisa quando na verdade o estado tem uma carga muito pesada. É muito bom de apontar o dedo e colocar a culpa no outro, mas ninguém quer olhar a sua parcela de culpa nessa história.

A lista de preços de medicamentos comercializados no Brasil tem cerca de 25 mil itens. Para conseguir o melhor preço é preciso pesquisar. Com a ajuda da internet é possível acessar sites que comparam valores. Já o programa do governo federal Farmácia Popular oferece 112 itens com preços até 90% mais baratos. Pelo Sistema Único de Saúde remédios de uso contínuo ou de alto custo são oferecidos gratuitamente para quem tem receita. A lista está disponível no site do Ministério da Saúde. 

 

 

INFORMAÇÕES DA RÁDIO CBN - SISTEMA GLOBO DE RÁDIO

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!