Offline
Municípios são obrigados a fazer levantamento rápido de infestação por Aedes Aegypti
Notícia
Publicado em 31/01/2017

 

 

A partir de agora, todos os municípios brasileiros vão ser obrigados a fazer o Levantamento Rápido de Índice de Infestação por Aedes Aegypti, o LIRAa. Até então, o mapeamento era feito a partir da adesão voluntária de municípios.

Esta é uma ferramenta para direcionar e qualificar as ações de prevenção e controle do mosquito. A resolução do Ministério da Saúde foi publicada no Diário Oficial da União e estabelece que as informações sejam enviadas primeiramente para as secretarias estaduais de saúde e depois para o Ministério da Saúde. Com ele, é possível saber a porcentagem de mosquitos por bairro e quais são os principais depósitos de focos.

O mapeamento serve para detectar quais são as prioridades do município para que assim, seja dada ênfase às áreas mais críticas. Os municípios infestados com mais de dois mil imóveis, fazem o Levantamento Rápido de Índice de Infestação por Aedes Aegypti, o LIRAa e as cidades infestadas que tem menos de dois mil imóveis, devem fazer o Levantamento de Índice Amostral, como explica o Coordenador da Sala Nacional de Coordenação e Controle, Rodrigo Frutuoso.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!