Offline
Com 21 dias no Minas Consciente, Barbacena deve se manter na Onda Branca
15/06/2020 13:25 em Cidade

No último dia 25/05, Barbacena aderiu ao plano Minas Consciente, criado pelo Governo de Minas para promover a retomada econômica gradual e coordenada durante a pandemia do novo Coronavírus. Na cidade, até o último Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (Sesap), emitido ontem (14/06), foram confirmados 313 casos da doença, sendo 4 óbitos e 292 pacientes curados.

No último sábado (14/06), Barbacena completou 21 dias na Onda Branca, o prazo dá direito à cidade de ser reavaliada para a adoção da próxima etapa do programa, que seria a Onda Amarela.

No entanto, o Comitê Extraordinário COVID-19, definiu, na última quarta-feira (10/06), que todas as 12 macrorregiões de Saúde do estado serão mantidas nas ondas determinadas durante os últimos encontros do Comitê. A decisão foi tomada após o aumento do número de casos e da alta ocupação hospitalar, principalmente na macrorregião de Saúde Centro, que engloba a Região Metropolitana de Belo Horizonte. A macrorregião, aliás, estava na Onda Amarela e retornou à Onda Branca do programa. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES), “após voltar para a onda branca, a macrorregião Centro se junta às macrorregiões de Saúde Sul e Centro-Sul, que deverão manter as medidas já adotadas nas últimas semanas”.

Até o último dia 10/06, 130 prefeituras mineiras já haviam aderido ao programa Minas Consciente.

De acordo com o último Boletim Epidemiológico da SES, emitido hoje (15/06), a macrorregião Centro-Sul, formada por Barbacena e mais 50 municípios, totaliza 692 casos confirmados de COVID-19, sendo 15 óbitos causados pela doença.

Vale lembrar que, para a reabertura segura, os comerciantes devem seguir os protocolos do plano Minas Consciente. Algumas das orientações são que os estabelecimentos tenham meios para higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel 70%. Eles também devem fornecer Equipamentos de Proteção Individual adequados para a atividade exercida e providenciar barreira de proteção física quando os funcionários estiverem em contato com o cliente.

 

Fonte: Agência Minas/ Folha de Barbacena

Imagem ilustrativa

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!