Offline
Em Barbacena, tratamento do câncer não para
02/06/2020 14:25 em Cidade

Um dos grupos de risco do Coronavírus é o do paciente oncológico. A condição imunológica do paciente com câncer exige cuidados e atenção. E, em meio à pandemia, o tratamento não pode parar. Pensando nisso, o Hospital Ibiapaba CEBAMS em Barbacena criou uma série de medidas desde o início do ano para preservar a saúde destes pacientes.

Os pacientes com câncer possuem entrada especial na instituição e são atendidos por uma equipe especializada. O número de pessoas permitidas no setor de Oncologia foi reduzido para evitar aglomerações. Durante a COVID-19, tratamentos quimioterápicos e hormonioterápicos não foram interrompidos. Já as consultas eletivas, feitas por pacientes que precisam realizar acompanhamento a cada seis meses ou a cada ano, por exemplo, foram interrompidas por questões de segurança para os pacientes. Essas consultas serão retomadas com a normalização da situação.

Drive-thru da saúde

Uma das ações desenvolvidas pelo hospital para proteger os pacientes em tratamento, que sejam mais idosos ou debilitados, é um drive-thru de hormonioterapia. Assim que o paciente está a caminho do hospital, ele entra em contato com a enfermagem da Oncologia, solicita a aplicação da hormonioterapia no carro e uma profissional de saúde devidamente paramentada com EPIs vai ao estacionamento e faz a aplicação do medicamento no paciente dentro do veículo.

Tratamento não pode ser interrompido, diz médica

A médica oncologista do Hospital Ibiapaba CEBAMS, Roseli Tavares, explica o porquê os pacientes com câncer não podem abandonar o tratamento.

“O tratamento oncológico não pode ser abandonado mesmo com a pandemia. Sabemos que o momento causa insegurança e até medo. Porém, o paciente que faz o tratamento já tem o diagnóstico de câncer e não pode interromper o processo. A interrupção é tão séria que às vezes um tumor que era curável, pode tornar-se incurável”.

Fonte: Folha de Barbacena/ Hospital Ibiapaba Cebams

Imagem: Ibiapaba Cebams

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!