Entrou em vigor ontem (04/05), o uso obrigatório de máscaras ou equipamentos de proteção em Barbacena.
A obrigatoriedade se deu pelo Decreto Municipal Nº 8.649, que “Dispõe sobre uso obrigatório de máscaras ou outros equipamentos de proteção, e dá outras providências”. De acordo com o novo documento passa a ser obrigatório o uso de máscaras, sejam elas de tecido, polímero, costura ou descartáveis, a todas as pessoas que estiverem ou fizerem uso de espaços públicos e comuns, enquanto perdurar a pandemia do Coronavírus, causador da COVID-19 e que já causou dois óbitos na cidade.
A nova medida foi anunciada na noite de ontem, durante coletiva virtual da Prefeitura Municipal de Barbacena (PMB), e visa diminuir os riscos de contaminação pelo novo Coronavírus. O novo Decreto prevê que os equipamentos de proteção a serem utilizados, deverão, quando produzidas artesanalmente, seguir as orientações da Nota Informativa nº 3/2020 do Ministério da Saúde.
Vale ressaltar que a recomendação da PMB, através da Secretaria Municipal de Saúde (Sesap) continua sendo para que a população evite sair de casa, fazendo isto somente em casos de necessidade. O uso da máscara é uma orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS) para o enfrentamento ao novo Coronavírus (Covid-19).
As cidades de Barroso, Tiradentes e São João del-Rei, bem como a capital, Belo Horizonte, já tornaram o uso de máscaras obrigatório.
Fonte: Folha de Barbacena
Imagem ilustrativa