Acabou agora pouco a coletiva de imprensa online realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesap). Durante a coletiva, a secretária Municipal, Marcilene Dornelas e o chefe da vigilância Epidemiológica, Mauricio Becho, confirmaram o quinto caso de COVID-19 no Município. O dado deve constar logo mais no Boletim Epidemiológico diário do Munícipio. O paciente está em leito de terapia intensiva exclusivo COVID-19.
Estão no leito de terapia intensiva os três últimos casos confirmados. Os dois primeiros casos já estão recuperados.
Até o momento foram feitas 442 notificações, com cinco confirmados e 105 casos descartos e de acordo com o último boletim epidemiológico (22/04), 333 casos suspeitos. Vale ressaltar, que nem todos os casos são testados. Até o momento foram feitos 127 testes e 18 pessoas aguardam o resultado.
Desde o começo da pandemia, houve 66 internações com suspeitas de COVID-19, desses, 49 já receberam alta. Atualmente há 17 pessoas hospitalizadas em leito exclusivo da COVID, criado para o enfrentamento ao coronavírus.
Maurício Becho também chamou a atenção para um outro dado. Desde a última coletiva, que aconteceu na última sexta-feira (17/04), houve 80 novas notificações, o que mostra um aumento de 22% na ascendência da curva epidemiológica.
Marcilene também confirmou que a cidade aderiu ao programa “Brasil conta comigo” e que espera 50 respiradores do Projeto Inspirar de BH. Sobre o hospital de campanha, a secretária afirmou que precisa de apoio para que seja criado um, que garanta os elementos básicos para o seu funcionamento como os insumos.
O médico Luciano Chartoni ressaltou que a Sesap agora conta com um médico na sede do órgão para dar as orientações a quem procura por telefone, informações sobre suspeita de Coronavírus, com o programa tele medicina.
O infectologista Hebert ressaltou a importância das máscaras e pediu atenção com os chamados “testes rápidos” que feito sem necessidade e sem uma precisão como os testes moleculares pode apresentar um cenário irreal. O medico também ressaltou a celeridade nos resultados dos exames feitos pela FUNED, devido a mudança dos protocolos.
Fonte: PMB/ Folha de Barbacena
Imagem ilustrativa