Offline
Arquidiocese de Mariana emite orientações para o Setenário das Dores e Semana Santa
Cidade
Publicado em 02/04/2020

        No próximo domingo (05/04) tem início a Semana Santa, um dos principais eventos do calendário cristão, no entanto, com a pandemia do novo Coronavírus e as recomendações de evitar aglomerações, neste ano as celebrações da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo serão realizadas de maneira um pouco diferente, isso por que as paróquias não contaram com a presença de seus fiéis e os atos litúrgicos acontecerão de portas fechadas.

A Arquidiocese de Mariana, responsável pelas paróquias de Barbacena, divulgou em seu site orientações para a realização das celebrações da Semana Santa na cidade, que devido ao isolamento social, proposto no combate à COVID-19, deverão acompanhar tudo pela internet.

De acordo com as instruções da Arquidiocese, a Semana Santa deve ser celebrada em cada Paróquia, mesmo sem a participação do povo. Párocos e Administradores Paroquiais devem celebrar os mistérios litúrgicos do Tríduo Pascal exortando o povo cristão a viver intensamente essa semana, apesar das limitações causadas pela impossibilidade da presença física nas igrejas.

Ainda segundo as instruções da Arquidiocese, as transmissões da liturgia devem se dar somente ao vivo e, por isso, não podem ser gravadas. Caso a Paróquia não poder transmitir com qualidade a transmissão, é preferível que se indique os horários e os meios de comunicação que transmitirão adequadamente as cerimônias. No entanto, é importante ressaltar que a Arquidiocese reafirma a importância de Párocos e Administradores Paroquiais não deixem de celebrar nas igrejas paroquiais.

O site da Arquidiocese de Mariana (www.arqmariana.com.br) oferecerá subsídios auxiliando na oração familiar e pessoal, sendo recomendado que se evite a produção, impressão e distribuição de qualquer tipo de material impresso.

A nota também suspende procissões, atos devocionais, encenações e quaisquer eventos que possam causar aglomerações de pessoas.

Dessa maneira, a realização da Semana Santa seguirá os seguintes procedimentos:

Domingo de Ramos (05/04), os sacerdotes devem celebrar a Missa sem a presença dos fiéis. O mesmo deve se dar nos chamados dias feriais da Semana Santa, segunda (06), terça (07) e quarta-feira (08).

Na Quinta-Feira Santa (09/04), deve ser realizada a Missa, também sem a presença da população, omitindo-se a tradicional realização do “lava-pés” e da procissão.

Na Sexta-Feira Santa (10/04), as paróquias devem celebrar a Paixão de Cristo, incluindo nas intenções, em especial, os doentes, falecidos e os que sofreram alguma perda.

No Sábado Santo, será celebrada a Vigília Pascal, omitindo-se o acendimento do fogo e a procissão.

No Domingo de Páscoa (11/04), a missa deve ser realizada sem a presença da população.

 

Fonte: Folha de Barbacena

Imagem : Vertentes das Gerais/ Januário Básilio

 

 

 

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!