Deficientes auditivos de Barbacena passarão a contar com linguagem adequada em cinema e teatros
20/08/2018 15:15 em Cidade

Em Barbacena foi sancionada no dia 17, a Lei nº 4.885, que garante aos deficientes auditivos o direito de contar com linguagem adequada em exibições de cinema e em peças teatrais. A norma foi publicada no diário Oficial do Município e determina a colocação de legendas em películas nacionais, estrangeiras e animações e também o intérprete de LIBRAS em peças teatrais.

De acordo com a vereadora Vânia Castro, autora da proposta, “o projeto surgiu a partir de demanda apresentada pelo vice-presidente da Associação de Apoio aos Surdos de Barbacena - ASSB, Vinícius Tonholo, que muito tem lutado pelo direito da comunidade surda.

Segundo o último censo, realizado pelo IBGE, existem 2.090 pessoas da comunidade surda no município - desde pessoas que não conseguem ouvir de modo algum, até aquelas que apresentam alguma dificuldade. É um número significativo e merecia a atenção do poder público para garantir que que os surdos tenham acesso às salas de cinema e teatro da cidade.

A lei sancionada é uma conquista da ASSB e de toda a comunidade surda e estou muito feliz de poder apoiar essa luta”, afirmou a vereadora Vânia Castro. “A importância do direito de acessibilidade para todos poderem assistir a um filme em uma sala de cinema assim como uma peça teatral nem precisaria estar prevista em lei, pois trata-se apenas uma questão de igualdade e de justiça social. A nova lei é mais um passo nessa direção”, finalizou.

fonte: BarbacenaMais.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!